Imprensa deve sempre agir com transparência e honestidade, afirma Pap
Quarta 15 de Janeiro de 2026
O Papa Leão XIV enviou uma mensagem ao jornal La Repubblica, da Itália. O veículo de comunicação completou 50 anos desde sua primeira edição – história recordada pelo Pontífice no texto divulgado pela Santa Sé nesta quinta-feira, 15.
“Seu jornal tem raízes em muitas cidades, mas sua sede principal está em Roma, a Diocese do Papa, um ponto de observação privilegiado sobre os acontecimentos da Itália e do mundo. Com liberdade, vocês fizeram uma leitura das páginas destes cinquenta anos. E contaram a história da Igreja”, inicia o Santo Padre.
Segundo Leão XIV, liberdade, narrativa e um olhar para o mundo representam o coração da liberdade de imprensa. Mesmo na diversidade de opiniões, pontos de vista e cultura, os jornalistas devem sempre agir com transparência e honestidade. Além disso, devem oferecer a possibilidade de discussão que, quando não é hostil, contribui para o bem comum e a unidade do gênero humano.
“O diálogo, assim, supera o conflito e constrói a paz”, destaca o Papa. “Faço votos que sempre construam uma comunicação livre e dialógica, animada pela busca da verdade e sem preconceitos”, conclui.
Fonte: Cançao Nova Not<br />https://noticias.cancaonova.com


