Musica Catolica
Artistas Bandas Musica Catolica

Papa envia cinco mil antibióticos para as crianças de Gaza

Segunda 14 de Outubro de 2025 Papa envia cinco mil antibióticos para as crianças de Gaza

Nos dias em que a “centelha de esperança”, evocada pelo Papa no Angelus de domingo, se torna mais concreta na Terra Santa, a proximidade do Pontífice se traduz em atenção especial aos mais pequenos. Por meio da Esmolaria Apostólica — o “pronto-socorro do Papa Leão” — foram enviados a Gaza cinco mil antibióticos destinados às crianças, entre as vítimas mais afetadas pelos dois anos de conflito. Um gesto possível graças à abertura das passagens pelas quais é possível levar a ajuda humanitária destinada à população da Faixa de Gaza.

Das palavras aos fatos

“Damos continuidade às palavras contidas na Exortação Apostólica Dilexi te, dedicada aos pobres — afirma o cardeal Konrad Krajewski, prefeito do Dicastério para o Serviço da Caridade — porque é necessário agir, dar atenção a quem está em necessidade.” No texto do Papa, a direção que a Igreja sempre segue é clara, pois “sabe que o seu anúncio do Evangelho é credível somente quando se traduz em gestos de proximidade e acolhimento”. Por meio do Patriarcado Latino de Jerusalém, os antibióticos enviados já foram distribuídos a quem deles precisava. O esmoleiro recorda que, ao longo dos anos de guerra, buscou-se ajudar mesmo assim, através do envio de dinheiro destinado à compra de alimentos e combustível.

A proximidade com a Ucrânia

A caridade do Papa não se detém nem mesmo diante do conflito na Ucrânia. Depois de diversas missões para levar ajuda, geradores de energia e roupas térmicas para enfrentar o frio, a Esmolaria continuou a apoiar a Basílica de Santa Sofia, em Roma — “a igreja dos ucranianos” —, ativa no apoio humanitário ao país da Europa Oriental. De lá partem constantemente caminhões carregados de bens de primeira necessidade. Nos últimos dias, chegaram a Kharkiv pacotes brancos identificados com as bandeiras do Vaticano e da Ucrânia, e com a inscrição, em italiano e ucraniano: “Presente de Papa Leão XIV à população de Kharkiv”. Dentro deles há alimentos enlatados, óleo, macarrão, carne e também produtos de limpeza. É a maneira pela qual o Pontífice se faz próximo do sofrimento e da dor de um povo enfraquecido por anos de guerra, que ainda não vislumbra a luz da paz.

Fonte: Vatican News<br />https://www.vaticannews.va

Som