Musica Catolica
Artistas Bandas Musica Catolica

Processo de beatificação de padre Cícero avança na Santa Sé

Segunda 04 de Novembro de 2025 Processo de beatificação de padre Cícero avança na Santa Sé

O processo de beatificação de padre Cícero Romão Batista está avançando na Santa Sé. Na sexta-feira (31), teve início a fase romana do processo, com a “abertura oficial do inquérito sobre a vida, as virtudes e a fama de santidade do servo de Deus” no dicastério para as Causas dos Santos, informou a diocese do Crato.

Padre Cícero

O servo de Deus Padre Cícero Romão Batista, ou Padim Ciço como é conhecido e chamado por seus admiradores, nasceu em 1844, em Crato (CE). Foi batizado em 8 de abril daquele ano, na igreja de Nossa Senhora da Penha. Foi ordenado padre em 1870 na capital cearense. Dois anos depois foi para a região de Juazeiro do Norte (CE).
Um possível milagre ocorrido em 1889 transformou a vida do religioso e da cidade. Na capela de Nossa Senhora das Dores, a hóstia sangrou na boca de uma fiel. A notícia logo espalhou e o fato teria se repetido em público várias vezes. Juazeiro passou a receber peregrinos de vários lugares desde então.
Em 1894 padre Cícero foi punido com a suspensão da ordem, acusado de manipulação da crença popular pela Santa Sé. Proibido de celebrar missa e inconformado com a situação, o padre foi ao Vaticano, em 1898, pedir revogação da pena ao papa Leão XIII. Saiu de lá com a vitória, mas o bispo não aceitou e pediu revisão do resultado.
Em 1911, o distrito de Juazeiro foi elevado a município e o padre Cícero foi nomeado prefeito, realizando diversas benfeitorias.
Padre Cícero morreu em 20 de julho de 1934, em Juazeiro do Norte, local que até hoje celebra seus feitos e obras.
Depois de um trabalho de revisão histórica sobre a causa de padre Cícero feito pela diocese de Crato, em 2014, a Santa Sé o reconciliou com a Igreja Católica. Em agosto de 2022, a Santa Sé autorizou a abertura do processo de beatificação, que aconteceu em 30 de novembro daquele ano. Em 7 de junho passado, terminou a fase diocesana da causa de beatificação do padre Cícero. E agora tem início a fase romana.
“Estamos trabalhando no primeiro inquérito sobre vida, virtudes e fama de santidade. Iniciou-se a fase romana desse inquérito, quando a Santa Sé, por meio do Dicastério para as Causas dos Santos, abre oficialmente todo o material enviado, num total de 4.762 páginas, correspondentes às atas do inquérito sobre a vida, virtudes e fama de santidade do Padre Cícero”, disse ao Diário do Nordeste o vice-postulador da causa, padre Wesley Barros.
Segundo o padre Wesley, agora “será nomeado um relator, um teólogo responsável pelo inquérito, que elaborará a ‘positio’, uma tese sobre o padre Cícero, suas virtudes, fama de santidade e vida”. Depois, “cada teólogo emite um parecer sobre o estudo realizado, em sessão plenária”. Então, “ocorre o Congresso de Teólogos” e, caso aprovado, o material será submetido aos cardeais do dicastério e acontece o Congresso de Cardeais. Somente depois da aprovação, o processo segue para o papa que, com base nos pareceres dos teólogos e dos cardeais, pode reconhecer que padre Cícero “viveu em grau heroico as virtudes” e ele passa a ser chamado “venerável servo de Deus”.
Depois disso, é preciso o reconhecimento de um milagre por intercessão de padre Cícero para que ele seja beatificado e, em seguida, um segundo milagre, para ser canonizado.
Por enquanto, disse o padre Wesley, “continuaremos rezando privadamente pela beatificação do servo de Deus padre Cícero e acompanhando todo o processo de estudo”.

Fonte: ACI Digital<br />https://www.acidigital.com

Som